14 de novembro de 2015

Olá,

Neste post vamos tratar do Saturno mas de um ponto de vista bem específico que é uma correlação com seu significado para a Astrologia e a correlação com a Alquimia.

boa semana,

Nádia Oliveira

curta nossa página no Facebook

SATURNO NO PROCESSO ALQUÍMICO

Saturn-serpents“Minha órbita, que tem de percorrer trilha tão longa,

Tem mais poder do que qualquer homem pode imaginar.

Meu é o que se afoga lá embaixo do mar;

Minha a masmorra na parte mais baixa do fosso;

Meu o enforcado e quem se estrangula pela garganta;

Meus a rebelião e os murmúrios abjetos da multidão,

Os gemidos, os envenenamentos secretos,

E a vingança e as sanções arbitrárias – tudo é meu,

Embora eu ainda esteja sob o domínio do Leão,

Minha é a ruína de todos os altos salões,

E a queda de torres e paredes

Sobre o carpinteiro e o minerador.

Derribei Sanção, o destruidor de colunas;

E minhas mãos são todas as moléstias tão desalentadoras,

As negras traições e velhas patifarias;

Meu olhar é o pai de toda pestilência.”

(Chaucer – escritor e astrólogo do séc XIV)

          A visão do texto acima sobre o significado astrológico de Saturno não é das mais amistosas e estes significados ainda são usados, mas de maneira atenuada.

           Estava recentemente relendo o livro Saturno em Trânsito de Erin Sullivan e me deparei com um comentário bem pertinente para iniciar este texto: “Os próprios astrólogos não são realistas quanto a Saturno, insistindo que as pessoas devem transcendê-los, com isso deixam de experimentar a necessidade de Saturno, e, ao fazê-lo, inadvertidamente traduzem mal a frustração engendrada por este, recomendando o impossível. Além disso, diz Poncé,  ‘transformar a obscuridade de Cronos em algo ‘bom’ é jamais experimentar a natureza total de um arquétipo que sugere que a noite negra da alma é a início da totalidade no nível das imagens.’ A compreensão do papel que cada planeta exerce como um deus interior põe tudo em sua justa ordem, assim como o retorno de Cronos à terra restabeleceu o equilíbrio adequado.”

          O meu objetivo ao escrever este pequeno artigo não é polemizar sobre as vantagens ou não de Saturno, mas de aprofundar a relação de Saturno com uma importante fase do processo alquímico que é a negredo, esta correlação não é nova e demonstrarei no desenvolvimento a seguir.

Saturno, esse frio, áspero, austero e adstritivo regente, não tem seu início e matriz no sol; porque Saturno tem em seu poder a câmara da morte, servindo para secar todas as forças, daí vindo a corporeidade. Pois assim como o sol é o coração da vida, e matriz de todos os espíritos do corpo deste mundo, assim também Saturno é iniciador de toda a corporeidade, compreensibilidade ou palpabilidade“.

(Jacob Boehme, citado no Livro Anatomia da Psique de Edinger)

         Saturno no processo alquímico faz parte da chamada prima matéria – que forma o material bruto que será transformado. O início do processo é o chumbo – elemento com o qual Saturno é identificado e que ao final do processo será transformado em ouro.

bigalch12

          Jung ao estudar alquimia e montar uma rica relação com a psique afirma: “A alquimia representa a projeção de um drama ao mesmo tempo cósmico e espiritual em termos de laboratório. A opus magnum tinha duas finalidades: o resgate da alma e a salvação do cosmos. Esse trabalho é difícil e repleto de obstáculos; a opus alquímica é perigosa. Logo no começo, encontramos o “dragão”, o espírito ctônico, o “diabo” ou, como os alquimistas o chamavam, o “negrume”, a nigredo, e esse encontro produz sofrimento. Na linguagem dos alquimistas, a matéria sofre até a nigredo desaparecer, quando a aurora será anunciada pela cauda do pavão (cauda pavonis) e um novo dia nascerá, a leukosis ou albedo. Mas neste estado de “brancura”, não se vive, na verdadeira acepção da palavra; é uma espécie de estado ideal, abstrato. Para insuflar-lhe vida, deve ter “sangue”, deve possuir aquilo a que os alquimistas denominam a rubedo, a “vermelhidão” da vida. Só a experiência total da vida pode transformar esse estado ideal de albedo num modo de existência plenamente humano. Só o sangue pode reanimar o glorioso estado de consciência em que o derradeiro vestígio de negrume é dissolvido, em que o diabo deixa de Ter existência autônoma e se junta à profunda unidade da psique. Então, a opus magnum está concluída: a alma humana está completamente integrada.”

          Assim quando o indivíduo se volta para si mesmo, encontra sua sombra e reconhece suas imperfeições e seus limites.

          nigredo2Penso que os presentes dados por Saturno são muito visíveis neste contexto. Eles incluem uma aceitação verdadeiramente serena da realidade, um reconhecimento imparcial dos próprios limites, e a capacidade de aceitar as próprias experiências difíceis sem ser derrotado por elas. Saturno providencia o elemento Terra e, e muitas vezes, um melhor relacionamento com o corpo surge quando se sai da depressão. A riqueza de Plutão parece estar relacionada com a capacidade de enfrentar a própria sombra, de aceitar o destino , de desistir da tentativa de controlar a vida, e de confiar que aquele Ouro interior invisível desenvolva nosso caminho na vida a despeito de nós mesmos. Torna-se possível viver abraçando a vida com maior plenitude, porque não existe mais o medo do que ela possa fazer. Esse é o significado psicológico do simbolismo da alquimia – que da nigredo surge o elixir, o ouro indestrutível“. (Liz Greene e Howard Sasportas – A dinâmica do inconsciente – Seminários de Astrologia Psicológica)

          Saturno assim se relacionaria com a impureza presente na natureza e na matéria. Impureza inerente à própria consistência da matéria,  não associe aqui a ideia de impureza enquanto pecado. Saturno nos obriga a dividir, fracionar e definir limites, o caminho ao Sol traz a expansão e unicidade.

          O conceito incrivelmente atual da alquimia é a possibilidade de volatilidade da matéria prima, se pensarmos no Ser humano, é nossa capacidade constante de evolução espiritual.

          Os principais processos alquímicos são: combustão, cocção, dissolução, coagulação e separação e estes processos são usados na transformação da matéria.

           Saturno na Alquimia é também associado a etapa da nigredo, spiritus niger ou sol niger –  nigredo é o estágio anterior de purificação. É o processo de ir da depressão para a iluminação.

            Como em um eclipse, o sol negro se obscurece e exatamente esta morte (depressão ou obscurecimento) é uma etapa anterior do clareamento e da luz, como a noite que antecipa o nascer do Sol.

spacer

Leave a reply