ASTROLOGIA ESOTÉRICA E OS SETE RAIOS

ASTROLOGIA ESOTÉRICA E OS SETE RAIOS

©Nádia Oliveira

A Astrologia é uma ciência antiga e um verdadeiro manancial de conhecimento dos ritmos cósmicos que atuam sobre os homens, seu comportamento e muitos dos fatos que os cercam. A Astrologia Esotérica dos Sete Raios tem menos de cem anos de existência, o que para o conhecimento astrológico representa uma área ainda muito recente. Surgiu com os escritos de Alice Bailey.

A Astrologia Esotérica estuda as energias presentes no universo desvendando algo que vai além do mundo das aparências – esotérikos é uma palavra grega que significa o que está dentro ou oculto. A maior parte dos conceitos trabalhados em Astrologia Esotérica são baseadas no trabalho de Alice Bailey, em seu Tratado dos Sete Raios. O tema central não é o horóscopo individual e sim o panorama planetário e universal – planetas e outros sistemas planetários. Entendido assim, somos indivíduos conectados com diversos e complexos sistemas de energia.

Somos mais, bem mais que um corpo físico, temos corpos invisíveis que atuam sobre nossas atividades e que muitas vezes nem percebemos. Podemos traçar um paralelo com a mentalidade da Idade Média que desconhecia o que não via: planetas além de Saturno ou micróbios e bactérias. Hoje instrumentos possibilitam ver e medir o que os olhos humanos não percebem.

Os sete raios atuam sobre tudo e todos no universo. Temos um mapa astrológico que representa nossa capacidade e potencial de atuação, tanto sobre assuntos cotidianos e materiais como sobre assuntos espirituais. Entender como estes raios atuam sobre cada um particularmente e sobre toda a humanidade em geral é o papel da Astrologia e assim ao analisar cada mapa com os recursos que possui podemos aumentar nossa capacidade de estarmos sintonizados com nosso Eu superior e aumentar nossa intuição e força interior.

Para exemplificar podemos olhar os signos sobre o foco dos potenciais presentes nos sete raios, alguns signos possuem a força de mais de um raio:

Primeiro Raio – Raio da vontade, que carrega o potencial da vontade e poder interior, qualidades naturais de liderança e iniciativa: Áries, Leão e Capricórnio. Segundo RaioRaio do Amor e Sabedoria, veículo primordial em nosso planeta, é a própria expressão da consciência que nos une a um grande propósito: Gêmeos, Virgem e Peixes. Terceiro Raio – Inteligência Ativa, carrega a capacidade da criação inteligente de articular ideias e soluções, ajuda na criação de uma estrutura inteligente e bem organizada: Câncer, Libra e Capricórnio. Quarto Raio – Harmonia Através do Conflito, representa a luta interna da união de opostos, a necessidade de ajustar as dualidades, é um agente de equilíbrio: Touro, Escorpião e Sagitário. Quinto Raio – Ciência e conhecimento concreto, força de penetrar no intelecto e participar da criação através de elevada contribuição prática: Leão, Sagitário e Aquário. Sexto Raio Devoção e idealismo, neste raio encontramos a força interior que nos anima podendo ser expressa em atitudes e ações exteriorizadas: Virgem, Sagitário e Peixes. Sétimo Raio – Hierarquia e Ordem Cerimonial, um raio de compreensão complexa, já que contêm em sua essência o princípio dos outros seis, possui o poder de síntese e transformação: Câncer e Capricórnio. sete raios
spacer

Leave a reply