Saturno – planeta do Carma

 
Saturno no Palácio de Nymphenburg

Saturno no Palácio de Nymphenburg

Ciclo de 28 a 30 anos Rege:Capricórnio e Aquário

Exaltação: Libra

Detrimento: Câncer e Leão

Queda: Áries

Anatomia: o esqueleto, os ossos, as cartilagens em geral, em particular as dos joelhos, as articulações, os dentes, os cabelos, as unhas, a pele, a bexiga, o baço, a orelha direita. O lóbulo direito da pituitária (que controla as estruturas musculares e ósseas).

Determina a forma, disciplina, ambição, responsabilidade, força e a capacidade de trabalho. Rege as coisas mais velhas, a paciência, persistência e amadurecimento. Sua ação é lenta e duradoura. Conhecido também como o Grande Maléfico. Representa as limitações e restrições, exige melhor estrutura e preparação.

SATURNO NO CÉU

saturnogifSaturno é talvez o mais belo planeta do Sistema Solar. Pode ser observado a olho nu, destaca-se por sua cor amarelada e luminosa, mas visto de um telescópio sua beleza é ainda maior, pois podemos ver seus anéis. O planeta tem tênues colorações e faixas inusitadas, e pode-se ver o risco dos anéis, este risco é a famosa divisão dos anéis, seu sistema de anéis foram observados pela primeira vez por volta de 1610 por Galileu Galilei.

Sabe-se hoje que os anéis compreendem mais de 100 mil aros, que cercam Saturno, constituídos de milhares de partículas sólidas de  tamanhos variáveis que se formaram da desagregação de um ou mais satélites que se aproximaram demasiado  do planeta. O sistema de anéis de Saturno é muito fino, com menos de um quilômetro de espessura, mas se estende por mais de 420 mil quilômetros além da superfície do planeta.
Saturno é também o planeta com maior número de satélites, mais de 20 identificados até agora.Os cinco maiores sâo: Titã, Rhea, Iapetus , Tethys e Dione .

Sexto planeta em afastamento do Sol, e segundo maior do sistema solar. É formado por gases, em especial hidrogênio, sua densidade é oito vezes menor que a da Terra. Pensa-se que Saturno tem um núcleo de rocha e ferro encerrado em gelo e envolto por uma camada de hidrogênio líquido, tendo um campo magnético 1000 vezes mais intenso que o da Terra.  Além de hidrogênio, a atmosfera de Saturno compõe-se de hélio,   metano, entre outros. O peso de sua atmosfera aumenta a pressão no interior do planeta, onde o hidrogênio se condensa. Próximo ao centro, o hidrogênio líquido torna-se hidrogênio metálico, ou seja, um condutor elétrico. Correntes elétricas, que ocorrem nesse tipo de hidrogênio, são responsáveis pelo  forte campo magnético do planeta.   As temperaturas médias de Saturno estão em torno dos 180ºC negativos, tornando impossível a existência de vida no planeta.

Características Gerais

planetas1Diâmetro( Km ) – 120.536 Massa ( relativa a massa terrestre ) – 95,18 Tempo de Rotação ( horas )- 10:40 hs Tempo de Translação ( anos ) – 29,46 Distância média da Terra ( Km ) – 591.000.000 Distância média do Sol ( Km ) – 1.426.980.000 Número de Satélites – 18 Velocidade Orbital ( Km/s ) – 9,64 Gravidade  ( em relação a Terra )  – 1,15

SATURNO NA ASTROLOGIA KÁRMICA

Cronos em Staglieno

Cronos em Staglieno

A análise de Saturno não pode se prender a apenas uma visão de Karma como algo penoso, sofrido e sim ir mais além. Karma deve ser compreendido como aprendizado, maturação, responsabilidade, compromisso, todas estas são palavras profundamente relacionadas com Saturno. Aponta no mapa onde estamos submetidos a medos, restrições, culpas e sofrimentos, conseqüência de vidas passadas.

Saturno poderia ser entendido como um portal, por termos que passar por ele para nos libertarmos de nossas limitações e restrições. Visto por este ângulo,  Saturno é um grande mestre, severo, mas eficaz. Afinal ele como ninguém, sabe exigir, é frio, insensível, rígido e prático. Mesmo se tentarmos ignorar sua presença ele sempre acaba indicando algo que precisa ser melhor elaborado e estruturado, o mais simples é reconhecer e aprender.

Saturno até o século XVIII era o mais distante planeta do sistema solar, ele assim representava o limite conhecido. Avançar além dele era e é ainda um grande desafio.

Saturno

LeBrun e Monaldi – Castelo de Varsóvia

Saturno toca sim em nossos pontos sensíveis, de maneira crua e direta. Parece querer que caminhemos dentro da realidade, da nossa realidade.

A lição de Saturno não é a punição e sim o aprendizado. Não permite que nos percamos no mundo das fantasias, utopias e devaneios. Sua ação permite construir algo concreto, real e seguro, de certa maneira nos ilumina o caminho com a verdade, por mais dura que ela seja.

Podemos aqui lembrar dos belos anéis que cercam Saturno, anel que prende, que enlaça e que registra um compromisso.

autoria: Nadia Oliveira

spacer

Leave a reply