09 de setembro de 2014

Olá,

X VIRGONão são poucos os escritores virginianos que encontramos, afinal o reforço mercuriano deste signo influencia em muito na comunicação em geral, só de cabeça da pra citar: Ágata Christie, Stephen King, Goethe, Jorge Luis Borges e  D. H. Lawrence.

Mas resolvi não trazer  um escritor e sim um grande compositor: Gustav Holst.

Além do talento musical vale lembrar que Holst compôs todo uma obra inspirado pela astrologia e a simbologia planetária.

Boa semana, Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

virgo2O sol atravessa o segundo decanato do signo de Virgem com bons aspectos com Saturno, Marte e Plutão, ótimo para colocar as coisas em seus devidos lugares. Uma natureza mais pragmática pode dar o tom da semana. Queremos resultados, ver as coisas prontas e concretas.

Irritabilidade excessiva com Mercúrio e Urano, mas Júpiter dá uma pitada interessante nessa configuração, ao formar bons aspectos com ambos – aqui uma dose de confiança, abrir novos horizontes e otimismo, pode nos ajudar a vencer as tensões. No geral, é um clima de ansiedade.

Encontros e desencontros, aliás mais desencontros que encontros estão programados para a próxima semana.

ceudasemana

GUSTAV HOLST

Gustav-Holst Vamos tratar hoje de Gustav Holst compositor inglês nascido em 21 de Setembro de 1874 . Seu trabalho mais conhecido e que o tornou famoso foi a suíte Planets. Virginiano tímido, preferia ficar recluso dedicando-se a suas composições (Sol em Virgo, Saturno na 1, Lua na 12). A sensibilidade musical é expressa em vários pontos de seu mapa, mas um destaque é Lua regente da 6 (trabalho) na casa 12, Júpiter e Mercúrio em Libra e Peixes interceptado na Casa 1. HOLSTMAPA

The Planets – Holst

planetas

Se trata de uma suíte constituída por 7 movimentos, cada qual dedicado a um planeta. Foi composta entre 1914 e 1918 com uma clara analogia significado dos planetas para a astrologia, o compositor declarou explicitamente seu interesse pelo assunto. Sua música foi classificada como expressionista.

Primeiro movimento: Marte -o portador da guerra –  Inspirado no caráter belicoso deste planeta, em um compasso 5/4, foi feita para grande orquestra, possui uma repetição rítmica com intensidades diferentes. Fez parte da trilha sonora da série Cosmo.  Possui um marcante ritmo de cinco batidas e se encerra com uma tuba tenor e um floreio de trompetes. Holst colocou Marte em uma música forte, insensível a vida e a morte.

Segundo movimento: Vênus – o portador da paz – Uma música suave, de andamento tranquilo. Se inicia com notas ascendentes e chega nas flautas e oboés. Aqui se pode perceber uma música de composição delicada e complexa que contrasta com a secura do movimento anterior.

Terceiro movimento: Mercúrio – o mensageiro alado – Na composição Holst explorou a flauta para gerar um clima aéreo, lembrando da capacidade de voar de Mercúrio. É o movimento rápido e ao mesmo tempo nervoso com ritmos diferentes surgindo. Esta oposição de padrões contrastantes é uma das principais características de Holst e  abundante em suas obras.

Quarto movimento: Júpiter – o portador de jovialidade – Alegria esfuziante inspirada no planeta otimista e entusiasmado. A marca de exuberância de tempo e ritmo se destaca. Lembra uma música folclórica. Virou quase um hino patriótico.

Quinto Movimento: Saturno – o portador da velhice – Composição sombria e formal, com uma melancólica serenidade no final. Há um vazio profundo e uma sensação de decadência na harmonia dos acordes iniciais,reforçado pelo som dos contrabaixos. Mas Holst, traz a voz da sabedoria e da maturidade com trombones, um clima de serenidade é sentido ao final.

Sexto movimento: Urano – o mágico – Aqui encontramos uma composição marcada pela forte presença do fagote, mistura magia e criatividade. Melodia pomposa e que nos surpreende o tempo todo.

Sétimo movimento: Netuno – o místico – Uma verdadeira composição transcendental, que usa o pianíssimo como marca. Um estilo diferente com  fragmentos de melodia e harmonia. A música avança para um silêncio ao final.

Veja abaixo um dos movimentos: Sexto movimento: Urano – o mágico:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9OpAY86BIzQ[/youtube]

spacer

Leave a reply