01 de outubro de 2012

Olá,

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.”

Mahatma Gandhi

New Day – Romero Britto

Um céu bonito e colorido, bem ao gosto libriano. Para começar a belíssima frase de Gandhi, um libriano que nos deixou uma contribuição importante na arte do conviver: lutas pacíficas!

Nesta semana com o Sol no signo de Libra celebramos a arte de nos relacionarmos, que muitas vezes parece mais uma arte dramática! Mas estar com pessoas e compartilhar toda a riqueza de boas companhias é algo especial na vida de todos nós.

Trago  dois personagens, Pedro Almodóvar, cineasta espanhol e o seu mapa natal e os desenhos de Romero Britto, artista plástico pernambucano nascido no dia 06 de outubro.

Dois artistas, dois librianos.

Tem também um texto com as várias luas, no sentido astrológico. Conhecer nossa lua no mapa natal é entender quais são nossas reações mais instintivas e inconscientes, vale a pena conferir!

beijos e boa semana,

Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

End of Innocence – Romero Britto

O Sol atravessa o signo de Libra formando ainda nesta semana  forte tensão com Plutão e Urano. Estas configurações podem se refletir em pressão e enfrentamentos. A tensão é feita com os planetas em signos cardinais, o que pode ainda acentuar a velocidade e as consequências. Nestas situações a melhor indicação é evitar posições extremadas e tentar na medida do possível (ou mesmo na medida do impossível) negociar e ponderar toda e qualquer situação.

Os negócios estarão se processando de maneira lenta, mas segura e com excelentes perspectivas de bons resultados. A dedicação no planejamento de nossas ações deverão trazer ótimos resultados.

É importante maior dedicação nos relacionamentos, não apenas nos íntimos, mas mesmo nos sociais e familiares. Para os relacionamentos é sempre necessário dedicar tempo e atenção e assim evitar distanciamento e esfriamento dos sentimentos.

Marte, planeta que se caracteriza pela ação, está em mal aspecto com Netuno o que provoca oscilações e atitudes errôneas, ou que pelo menos não sejam direcionadas corretamente, por isso novamente a lição da semana é prudência e maturidade.

PERSONAGEM LIBRIANO

PEDRO ALMODOVAR

Almodovar é um dos maiores cineastas da atualidade e o mais famoso da Espanha, ao lado de Carlos Saura e Luis Buñuel. Em seu mapa Vênus, planeta que se caracteriza por um senso artístico se encontra no signo de Virgem, o que indica um senso estético rígido e uma eterna busca pelo perfeccionismo.

Netuno no signo de Libra na cúspide da casa 6 provoca um interesse em trabalhar em ambientes artísticos e criativos, normalmente associamos o signo de Peixes ao cinema e Netuno é um dos seus regentes, interessante comparar com o mapa de Buñuel que tem aí o outro regente de Peixes que é o planeta Júpiter.

Um lado forte de Almodovar é uma excentricidade natural (Lua-Urano).

É importante salientar que existe uma polêmica sobre a data de Almodovar, utilizei a que pareceu mais coerente com as citações do próprio cineasta.

Em seus filmes são retratados um universo do relacionamento feminino caricaturado, onde normalmente os personagens femininos são marcantes e caricatos, pintados com tintas fortes e dramáticas (Lua-Urano; Vênus em Virgem tensa em relação ao ascendente).

Frases de Almodovar:

Os homens mentem, as mulheres dissimulam.”

“Usei bastante cocaína, mas a deixei quando não me excitava mais. Preferi continuar vivendo e ficar lúcido.”

“Se o papa não gostar, ele que me excomungue.”

Filmografia de Pedro Almodovar

A Pele que habito – 2011

Abraços Partidos – 2009

A Vereadora Antropófaga – 2009

Volver – 2005

Má Educação – 2003

Fale com ela – 2002

Tudo sobre Minha Mãe – 1998

Carne Trêmula – 1997

A Flor do Meu Segredo – 1995

Kika  – 9193

De Salto Alto – 1991

Ata-me – 1989

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos – 1988

.

.

Cheryl Naked – 1995

LUA

Ciclo de 28 dias Rege: Câncer Exaltação: Touro Detrimento: Capricórnio Queda: Escorpião

Anatomia: o estômago, a digestão, condutos biliares, o peito, os seios, os órgãos da fecundação e reprodução (útero e ovário), as glândulas, as membranas, mucosas e secreções.

No mapa a influência da Lua é muito destacada. Representa o princípio feminino (mãe, esposa e mulheres em geral). Tem influência direta sobre os instintos e sobre as reações. Tem analogia, com flutuações de humor, hábitos, sentimentos, ações reflexas, desejos, necessidades. No mapa astrológico indica a maneira como se lida com as emoções.

A posição da Lua em um mapa astrológico, indica necessidades emocionais profundas, instintos e princípios femininos. É associada também a receptividade, sonho, imaginação, gestação, algo interno. É fortemente associada a memória, hábitos e padrões instintivos que possuímos.

LUA NOS SIGNOS

Lua em Áries

A Lua no signo de Áries faz ações impulsivas emocionais sem ter em conta as conseqüências das mesmas. São comuns as repentinas explosões de tempera­mento que se esquecem facilmente. Suas decisões são rápidas e surpreendentes. Trazem independência e desejam seguir seus próprios planos e desejos. Não aceita a interferência, é obstinado. Autoritário, facilmente se vê numa situação de dominação e comando, a liderança é natural. Traz idéias pioneiras, originais e inovadoras, afinal está sempre aberto a novas experiências. A agressividade é uma característica forte, o temperamento e inquieto e nervoso. O humor facilmente se inflama o que causa explosões emocionais intensas.

 Lua em Touro

A Lua no signo de Touro estabelece uma forte necessidade de segurança material e econômica para alcançar sua tranqüilidade emocional. Possui emoções  estáveis e tranqüilas e se sente estimulado por outras pessoas para iniciar novos projetos. Quando inicia algo, o que pode ser bastante postergado, se empenha de maneira estável e perseverante. Não começa nada novo antes que o velho esteja resolvido. Teimosia, busca do prazer e em-estar. Muito apegado aos relacionamentos, pode se tornar ciumento e possessivo. Firme e decidido, mas de ritmo lento. Muito prudente e controlado.

 Lua em Gêmeos

A Lua no signo de Gêmeos aponta uma natureza emocional instável, mas rápida e versátil. Bom de conversa, tenta racionalizar as emoções o que as vezes gera crises emocionais, pois existem emoções complexas de serem entendidas pela razão.  Inquieto, adora novidades e viagens. Temperamento nervoso, quase sempre oupado em mais de uma tarefa. Pouco persistente, mas de inicio fortemente motivado. Grande agilidade mental, apoiado sempre na lucidez e na razão. Destreza. Muito sociável. Jovial e irreverente.

 Lua em Câncer

A Lua em Câncer é sensível e de emoções intensas. Possui forte ligação  com a maternidade,  família,  origem e  passado. Normalmente são atensiosos e sempre buscam a segurança em qualquer situação.  Seu humor costuma flutuar o tempo todo. Sua sensibilidade é grande e normalmente se magoa com facilidade. Introvertido e sentimental.  Lento e intenso em suas reações. Personalidade maternal, protetora e acolhedora. Não exterioriza com facilidade suas emoções, principalmente se forem emoções intensas e agressivas.

 Lua em Leão

A Lua em Leão cria a necessidade inconsciente de receber admiração e apreciação. Possui um instinto orgulhoso e dramático. Sempre busca  ser o centro das atenções, personalidade egocêntrica. Poder de autoridade e dominação, é bom líder por possuir capacidade de comando e carisma ao mesmo tempo. Não aceita críticas com facilidade.  Normalmente se apresenta auto-confiante e motivado.  Atitudes nobres e generosas, mas normalmente não perdoa com facilidade. É preciso cuidar com a arrogância e orgulho. Possui um temperamente alegre.

Lua em Virgem

A Lua no signo de Virgem traz exatidão, praticidade e natureza trabalhadora. Normalmente é introvertido, tímido e discreto.  Preocupado com a saúde e a alimentação. É muito detalhista e persistente. Curioso, hábil e muito racional. Muito crítico e perfeccionista. Bom colaborador e prestativo. Boa memória. Analisa todas as situações incansavelmente.  Sempre tentam controlar as emoções, o que pode trazer problemas nervosos, facilmente refletidos na área do aparelho digestivo.

Lua em Libra

A Lua no signo de Libra traz forte sensibilidade em relação aos outros, sobretudo aos parceiros e sócios. Está sempre procurando harmonizar situações e relacionamentos, evitando ao máximo os conflitos. Pode se tornar dependente demais da opinião alheia. vaidoso e com aparência encantadora e elegante. Está sempre motivado em criar ambientes belos e  receptivos, muito sociável e de trato agradável. Indeciso, polido e diplomático. Refinado e com reuinte artístico.

Lua em Escorpião

A Lua no signo de Escorpião tende a esconder a turbulência e intensidade emocionais dos demais. Possui uma vontade forte e determinada, muitas vezes obstinada. Para esta lua os assuntos pessoais são sempre os mais importantes. Normalmente desenvolve em seus relacionamentos relação de posse. Firme, enfrenta  confrontações. Deve cuidar com sentimento de vingança e rancor.  Capacidade estratégica unida a determinação os tornam poderosos. Forte desejo de controlar situações e pessoas. Reações passionais. Desconfiado. Timidez e introversão combinadas com magnetismo e forte poder de atração.

Lua em Sagitário

A Lua no signo de Sagitário traz muito idealismo. Ocorre a aspiração de metas elevadas, mas geralmente falta um sentido mais realista. Possui forte atração por idéias filosóficas e religiosas. Inquieto e dinâmico gosta de viajar, conhecer novos lugares e novas culturas. Muito inspirado e otimista. Fala rápido, mas tende a ser brusco e ríspido. Muito agitado fisicamente e mentalmente. Independente, luta por suas convicções, o que as vezes o torna exagerado. Alegre e expansivo.

Lua em Capricórnio

A Lua no signo de Capricórnio costuma levar vida muito a sério. Forte identificação com o mundo material e prático.  Ambição e grande capacidade de trabalho, procurando sempre estabelecer a segurança econômica e material.  Facilidade de se comunicar com pessoas mais velhas. Pode expressar frieza e rispidez e deixar suas emoções mais amorosos guardadas. Frio e reservado. Não gosta de demonstrar fragilidade. Forte personalidade, com liderança natural e capacidade administrativa. Austeridade e responsabilidade. 

Lua em Aquário

A Lua no signo de aquário possui sentimento humanitário. Seu conhecimento é intuitivo e possui idéias futuristas. Muito sociável, gosta de fazer amigos e manter relações e contatos sociais, mas pouco íntima. Dá grande valor a  sua liberdade o que normalmente dificulta vínculos e compromissos. É teimoso e defende suas idéias. Rebelde, normalmente se envolve em questões polêmicas. Motivado por uma causa ou por uma idéia. Clareza mental e muito prezo a razão. Excêntrico e original. Gosta de novidades. Senso de justiça social.

Lua em Peixes

A Lua no signo de Peixes possui uma natureza emocional sensível. Facilmente absorve pensamentos e emoções dos outros, costuma se dizer que é uma esponja de energia psíquica. Retraído e tímido.  Por sua sensibilidade pode ser facilmente ferido e atingido. Forte imaginação e grande expressão artística. Confusão e visão caótica, com pouco senso prático. Normalmente são compreensivos e afetuosos. Personalidade ingênua. É calmo, introvertido e gentil. Tem uma forte tendência a melancolia, ao sofrimento e a vitmização. Tem mente  inspirada e criativa. Personalidade envolvente.

spacer

Leave a reply