27 de agosto de 2012.

Olá,

Nesta semana, sai pontualmente o “céu”, afinal tenho que me inspirar com o signo solar do período: Virgem. Pontualidade e precisão é com este time!

Também tentei e me esforcei para escrever melhor, me comunicar de maneira mais clara e precisa,  marca deste signo, mas não dá pra exagerar na nossa própria natureza e acabo mergulhando em um texto sobre alquimia, dificil ter a clareza diante de um assunto tão simbólico e cheio de metáforas.

O personagem virginiano que trago, considero especial: Fred Mercury, pensei em trazer um escritor – temos tantos e tantos virginianos bons nas palavras, mas não consegui resistir a trazer este artista que tanto admiro.

E para começar com inspiração virginiana, uma frase de Leminski:

“a estrela cadente me caiu ainda quente na palma da mão” Uma excelente semana,

Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

O Sol nos primeiros graus do signo de Virgem, se encontra  oposto à Netuno  no signo de Peixes. Isto pode atrapalhar bastante o andamento natural dos acontecimentos nesta semana. Dificilmente as coisas ocorrem conforme o planejado e a paciência e o bom humor serão as melhores ferramentas para se enfrentar esta situação. Cuidado com a análise dos fatos pois defender idéias e posições, podem ocorrer equívocos e enganos.

Ao mesmo tempo, um bom aspecto com Plutão, pode ser determinante na resolução e na postura firme diante de obstáculos. Resistência e força extra para a solução de nossos problemas.

Marte está fortalecido no signo de Escorpião e faz apenas bons aspectos, com Sol, Saturno e Netuno. Momento de decisões firmes e nem sempre fáceis, mas poderá contar com facilitações para que tudo se resolva de maneira positiva.

A semana é propícia para nos doarmos em prol de alguém ou de uma causa. A dedicação e o serviço despreendido, pode nos fortalecer e trazer momentos de conforto.

Johfra Bosschart e a imagem do signo de Virgem

[singlepic id=39 w=320 h=240 float=center]

Johfra Bosschart foi um artista holandês, nasceu em 15 de dezembro de 1919. É um representente da chamada arte fantástica. Estudou esoterismo e baseou seu trabalho fortemente nestes estudos. Seu trabalho sobre os doze signos foi publicado em português e suas imagens são conhecidas na internet. Vamos analisar sua imagem para o signo de Virgem. Clique na imagem acima para aumentar seu tamanho ou diminuir.

Podemos associar a imagem do signo de  Virgem à diversas simbologias em diferentes culturas: deusa Deméter, Ceres, Ísis ou Maria. Todas se relacionam de alguma maneira com a fertilidade e a criação. De uma certa maneira com a própria criação celestial. Estão representados na  imagem os quatro animais herméticos, que são associados aos quatro signos fixos e aos quatro evangelistas: no canto superior a esquerda temos João Evangelista – Aquário, aqui simbolizados no anjo; no canto superior a direita a imagem da águia que é associada ao signo de Escorpião e a Mateus; o Leão é Marcos no canto inferior a direita e o boi ou touro é Lucas que na imagem se encontra no canto inferior a esquerda.

Mercúrio coordena toda a ação celestial nesta imagem e é claro sua associação alquímica. Ele está no alto da imagem. As cobras de Hermes (Mercúrio) que formam seu caduceu se encontram também ai representadas. Proximo a ele temos o babuíno que é associado ao juiz das almas ou Thot (mitologia egipcia), Ibis representa a sabedoria. Toth (ou Thoth) é considerada uma das divindades mais importantes do Egito, chamado de o escriba dos deuses,  ele é  descrito com a cabeça de um Íbis.

O conhecimento e a sabedoria também se encontram aqui representadas nos nos papiros. Uma série de símbolos alquímicos aparecem, como o atanor, que na Alquimia era o forno onde os materias iam ser transmutados. Podemos dizer que o cosmo é um grande atanor, produzindo combinações, equilíbrios e desequilíbrios que conduzem as transformações, funcionando como um grande forno alquímico.

Para os alquimistas o Mercúrio, o sal e o enxofre são as três substâncias fundamentais para a magnus opus. O Mercúrio tem uma capacidade de assumir formas diferentes, e esta capacidade permite adentrar no mistério da iniciação. O papel de Mercúrio na alquimia ganha destaque como o transmutador, era Hermes o que guiava os mortos “sublimatus Mercurius transmutada”. No forno alquímico um novo ser humano é formado.

No centro da imagem um anjo feminino, simbolizando a sublimação é a ascensão de um princípio volátil.  Sua roupa cai ao chão, se misturando ao solo e a própria vegetação. Isto nos remete a relação deste signo com a terra e a colheita.  Em sua mão temos uma espiga de trigo, que nos remete a estrela dessa constelação – Spica. Novamente a imagem nos remete a terra, ao solo e a colheita de riqueza, o trigo é uma importante base de alimentação humana.

SPICA – A CONSTELAÇÃO

PERSONAGEM VIRGINIANO

FRED MERCURY

Fredy Mercury nasceu na Tanzânia em 5 de setembro de 1946 e faleceu em 1991. Foi o cantor da famosa banda de rock britânica Queen. É considerado uma das mais belas vozes populares (além de potente qualidade vocal) e emplacou uma série de sucessos como Love of My Life e We Are the Champions.

Virginiano de Sol na Casa 1, possui um mapa com características que o deixam entusiasmado, eufórico e expansivo – Ascendente em Leão e Lua em Sagitário – autoconfiante e que se atira na aventura de viver. Possui Lua na Casa 5, muito criativo e artístico, com um brilho próprio e intenso. Conquistador busca extrair da vida o máximo prazer.

O planeta Vênus domiciliado no signo de Libra faz bom aspecto com sua Lua, acentuando seu lado artístico e estético, mas também seu gosto pelo prazer e pelos romances e paixões. Vênus é o regente de seu MC (Touro), o que indica sua forte inclinação para arte e entretenimento. Antes de séu sucesso na música fez faculdade de arte e designer.

A oposição de Lua-Urano, o deixa muito irritado, instável, exigindo que se adeque o tempo todo a novas condições. Também marca uma personalidade nada convencional.

Mercúrio, planeta regente do signo de Virgem, se encontra neste signo na Casa 1, contribui para criar uma imagem bastante focada e perfeccionista. Este é o primeiro planeta de seu mapa, traz um talento natural para a comunicação (voz). Seu sobrenome adotado- mercury – aponta para a sua própria natureza astrológica, e neste caso não foi casual, ele mesmo declarou que escolheu o nome por este motivo, seu nome de batismo era Farrokh Bulsara.

Vale a pena ver um vídeo produzido pelo Google em 2011, em sua homenagem. O vídeo traz Don’t stop me now, (1979), se quiser assistir clique aqui. Mas preferi trazer um outro vídeo dele, Love my life:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v3xwCkhmies&feature=related[/youtube]

PARA LER MAIS

Para ler mais sobre o signo de Virgem: clique aqui  
spacer

Leave a reply