07 de maio de 2012

“Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei.”

Tagore

Olá,

Começo esta postagem com um pensamento do grande poeta indiano Tagore (taurino) e sob sua inspiração, construir um céu mais bonito.

O personagem da semana é Freud, taurino que é sem dúvida um dos pensadores mais importantes dos séculos XIX e XX.

Esta postagem tem também um presente aos amantes de Astrologia, o calendário astrológico do mês de maio, e para quem desejar pode baixar no formato “papel de parede”, com uma boa resolução, ainda estou fazendo uns testes para colocar mais material para download aqui no site, envie novas idéias.

Trago também a meditação  do signo de  Touro escrita por Louise Huber que é faz uma leitura mais esotérica dos signos astrológicos.

E para encerrar temos mais Tagore!

beijos e semana inspirada a todos,

Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

A semana começou com a Lua Cheia de Wesak, considerada uma das mais importantes do ano, quando milhares de pessoas fazem meditações e orações em prol de melhores condições para o planeta. Forte e positiva energia no ar!

Sol e Júpiter juntos no céu nos trazem promessas de sucesso e prosperidade. Contatos importantes, podem fazer toda a diferença, procure apoio para realizar seus objetivos, não é o momento para ações individuais.

Aproveite e reserve momentos para conversar com amigos e pessoas queridas. As conversas serão sempre proveitosas. Mas tenha calma para explicar suas idéias com cuidado, podem haver mensagens e palavras mal entendidas.

Boas e criativas idéias! Uau, quem sabe aquela saída esperada?

Mas aqui, não se apresse e nem se estresse aguardando resultados e soluções rápidas, se algo pode demorar, o momento diz: vai demorar.

A criatividade citada acima geralmente chega em um momento de borbulhar de idéas e uma consequência disso é sabermos escolher e selecionar. Muitos caminhos, muitas possibilidades, respire fundo e procure usar da sabedoria, pois não será facil definir suas escolhas.

CALENDÁRIO ASTROLÓGICO MAIO DE 2012

Você pode consultar aqui no site, basta clicar na imagem e ela aumenta de tamanho. Se preferir baixar em seu computador no formato papel de parede, clique no link abaixo da imagem para fazer o download.

[singlepic id=38 w=320 h=240 float=] [wpdm_file id=2 title=”true”  desc=”true” ]

MEDITAÇÃO PARA O MÊS DE TOURO

Alinhamento com a Alma

Então eu recolho todas as forças integrantes de minha personalidade para o centro de meu Ser. Neste Ser, permaneço firme como uma rocha, inabalável. Em meu Ser sou indestrutível, sintonizado eternamente com um único objetivo. Nada pode me desviar do meu caminho. Deste poder central criarei um novo espaço de vida para mim mesmo, o qual corresponde a minha natureza íntima e da  expressão à minha Alma. Eu cresço a partir da minha potência interior para esse espaço, expandindo-me lentamente até que me sinta bem seguro e calmo.

Exercício de Visualização de Touro

Eu estou AQUI, plenamente presente, aqui nesta cadeira, nesta sala, agora, com estas pessoas. Encosto na cadeira e sinto a base de minha coluna. Então deslizo lentamente com a consciência pela coluna. Fazendo isso, imagino o caule de uma flor de lótus ao longo do qual eu passo, através da bacia, subindo pelas costas, até o tórax, bem lentamente através das omoplatas até a base de meu pescoço. Aí eu paro.

Aqui uma flor de lótus alva como neve abre-se lenta e suavemente, cresce ao redor de meu pescoço, cobrindo minha cabeça. Enquanto isso, eu canto baixinho OM, até que a flor de lótus aberta toque meus ombros.

Eu próprio permaneço no centro, na preciosidade da flor de lótus, concentrando-me em meus olhos. Minhas pálpebras estão relaxadas, vibrando levemente. Vejo e sinto uma luz branca fluindo de minhas têmporas. Ela inunda a sala por todas as partes como um mar brilhante de luz. Ela envolve meu corpo como uma esfera, emanando ao mesmo tempo de minhas têmporas e abrindo-se para o alto. Estamos receptivos. Recolhendo-nos completamente, abrindo-nos para o alto e permitimos que sejamos fecundados, influenciados e iluminados.

Então, meditamos sobre o pensamento-semente de Touro:

“Eu vejo, e quando o Olho está  aberto, tudo fica iluminado.”

Louise Huber, Signos, Meditação e Meditação, Ed. Totalidade

PERSONAGEM TAURINO

Foi  o criador da psicanálise. Um dos pensadores mais influentes do século XX. Formou-se médico e inicialmente se interessou pelo estudo de neurofisiologia e hipnose. A partir daí, pouco a pouco estabeleceu as bases da técnica psicanalítica.

Trabalhou intensamente com idéia de inconsciente, como a camada mais profunda da mente humana, um mundo onde se oculta boa parte dos comandos que estabelecem nossos comportamentos. Os dois planetas Júpiter e Netuno, regentes naturais da Casa 12, área do inconsciente estão conjuntos em seu mapa no signo de Peixes, o que significa que estão domiciliados. Possui o ascendente em Escorpião, indicando uma determinação e um empenho acima da média, sem temor aos obstáculos (Plutão oposto ao Ascendente), além da Lua no mental signo de Gêmeos, mas na casa 8, natural domicílio de Escorpião.

Freud enfrentou inúmeras resistências no meio acadêmico (Sol-Urano quadrado Meio do Céu), mesmo assim reuniu a sua volta importantes nomes: Karl Abraham, Sandor Ferenczi, Ernest Jones,  Alfred Adler e Carl Jung, a maioria deles acabou se afastando por não concordar inteiramente com suas idéias, o planeta Marte na Casa 11, indica agregação, liderança e iniciativa em grupos, mas está em exílio e oposto a Júpiter na Casa 5, provavelmente foi uma pessoa de temperamento muito difícil e pouco flexível em seus conceitos, o que só se  acentua com Sol, Mercúrio e Urano no persistente e até teimoso signo de Touro.

Atualmente, continua tão polêmico como em vida. Por um lado é idolatrado, por outro duramente questionado.

Encontrei uma frase de Freud (não conheço a fonte), que acho maravilhosa: “Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim”. Então vamos à poesia com Tagore, na materia abaixo.

Rabindronath Tagore

Tagore, foi um poeta, contista, dramaturgo e crítico de arte. É taurino, nascido em 07 de maio de 1861 na Índia. É um dos maiores poetas indianos. Foi ganhador do prêmio Nobel de Liberatura de 1913. Vale a pena conhecer seu trabalho repleto de sensibilidade e espiritualidade. Abaixo a poesia linda “Sê”, que teve uma versão criada por Neruda.

SÊ…

Se não podes ser águia altiva nas nuvens, sê passarinho brincalhão no vale. Se não podes ser árvore, sê cana sóbria e ágil. Se não podes ser poderoso, sê homem simples e bom, alimentado de sorrisos e cantos dos que ao teu lado vivem. A felicidade não chegará pela grandiosidade do que tu sejas, mas pela verdade que encontres naquilo que tu possas ser.

Rabindronath Tagore

SÊ…

Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina, Sê um arbusto no vale mas sê O melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore. Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva E dá alegria a algum caminho. Se não puderes ser uma estrada, Sê apenas uma senda, Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso… Mas sê o melhor no que quer que sejas.
Pablo Neruda
spacer

Leave a reply