23 de janeiro de 2012

Olá,

Nesta semana o “céu da semana” faz 3 anos!  Agradeço o apoio e carinho sempre recebido.

Céu de Aquário, mexe com nossas idéias e nossos valores. Que nesta sua passagem nos inspire à liberdade.

A santa rebeldia presente em pensamentos como:

1.”Então, se você é a grande árvore, nós somos o pequeno machado. Pronto para cortá-lo abaixo, pra cortá-lo para baixo.”(Bob Marley – aquariano)

2.”Não encontramos a liberdade procurando-a, mas sim compreendo o que espiritualmente nos aprisiona. Derrubando as barreiras da prisão, há a liberdade natural, sem necessitarmos buscá-la.” Krishnamurti (Asc em aquário)

3. “Quando, alguma vez, a liberdade irrompe numa alma humana , os deuses deixam de poder seja o que for contra esse homem.” Jean Paul Sartre (Lua em Aquário)

beijos e boa semana,

Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

O sol ingressou no signo de Aquário e forma um belo aspecto com Urano, seu planeta regente. Isso nos traz novos ares, vontade de mudança e muita criatividade para os próximos dias.

Importante aspecto para os que estão empreendendo novas atividades e novas ações.

Mas nesta semana o céu não traz apenas bons e fáceis aspectos, temos que segurar com todas as forças as situações que temos bastante dificuldade em resolver. Ações e fatos descontrolados podem ocorrer. Vale a pena usar cautela e precaução, não conte com o jogo ganho enquanto o juiz não apitar final da partida!

Os assuntos de comunicação estarão fortalecidos. Bom momento para conversas e acertos. Os negócios em geral também devem ter uma fluidez interessante a partir desta semana.

Vênus e Plutão “conversam” bem no céu, isto pode intensificar amores e paixões. Também estimula excelentes negócios e acordos financeiros vantajosos. Encontros com poderosos e influentes. Apesar de ser um momento adequado para boas conversar e acertos, não é um bom momento para conflitos, portanto: converse, mas não permita que a conversa desande!  

AQUÁRIO

URANO E SATURNO

Crono-Saturno mutila Urano-Vasari 1555

Cada planeta é associado a pelo menos um signo através do que chamamos de regência. A relação de signos e seus regentes é sempre muito forte. Até o século XVIII só eram conhecidos os planetas que se avistavam a olho nu, por isso, temos planetas que foram associados a dois signos, caso de Marte, Vênus, Mercúrio, Júpiter e Saturno. Com a descoberta dos planetas Urano, Netuno e Plutão, alguns signos passaram a ter regência dupla – a tradicional e a moderna, este é o caso de Aquário, Escorpião e Peixes.

A maioria dos astrólogos, utiliza a combinação das duas regências em suas interpretações, mas vale a pena lembrar que os astrólogos com uma visão mais tradicional, continuam apenas utilizando a regência antiga e poucos utilizam exclusivamente a regência moderna.

A combinação dos dois planetas regentes de Aquário: Saturno e Urano traz em si a complexidade que marca este signo. É o novo (Urano) e o velho (Saturno); o excêntrico (Urano) e o tradicional(Saturno); a estrutura (Saturno) e a quebra de normas (Urano); o clássico (Saturno) e a vanguarda (Urano).

Leia o interessante texto abaixo:

“Na astrologia moderna, o planeta recém-descoberto (1781) Urano rege Aquário. Se examinarmos Urano de perto no mito, descobriremos que seu comportamento não se encaixa absolutamente na imagem que fazemos desse iluminado signo. Também não encontraremos muita correlação com o antigo regente, Saturno. Porém, descobriremos dois deuses com incríveis capacidades vivificantes e procriativas, os deuses das primeira e segunda gerações que deram origem a todas as gerações subseqüentes. O problema surgiu quando eles não puderam retirar-se de boa vontade e deixar que seus filhos tomassem a frente. Seguraram-se firmemente em suas posições de poder, pois sem essa posição se sentiam inúteis, inadequados. Isso relembra o tremendo potencial criativo inerente a Aquário (ideologistas, inventores, artistas) e também sua fixidez. Esses futuros pensadores e visionários que podem nos empurrar para a frente tão rapidamente podem também ter grande dificuldade em desistir de antigas idéias, opiniões ou posições, mesmo quando já é hora de se retirarem. Podem permanecer rigidamente presos a um modo de pensar para sempre, e é, provavelmente, por isso que se diz que seu planeta regente, Urano, que despedaça conceitos velhos e desusados, cria um terremoto em nossa vida quando está em um trânsito importante.

Na astrologia clássica, porém, Saturno regia esse signo; textos astrológicos muito antigos  descrevem os aquarianos em termos saturninos. Essa imagem também nos parece estranha, pois atualmente vemos o comportamento aquariano como oposto a tudo o que é tradicional ou saturnino. Ocasionalmente, porém, ainda podemos encontrar aquarianos cautelosos, conservadores e melancólicos, ou quietos, pensativos e profundos. Ronald Reagan certamente incorpora o lado cauteloso e conservador do aquariano saturnino em sua filosofia, mas demonstra o lado carismático de Aquário em sua personalidade. Por outro lado, o aquariano Abraham Lincoln deve ser visto como saturnino em sua aparência, melancolia e na profundidade de seu pensamento. Suas idéias, porém, encaixam-se mais propriamente em nossa imagem atual de Aquário como o profeta, o reformador social e o livre-pensador.”

Astrologia e Mitologia – Seus Arquétipos e a Linguagem dos Símbolos – A. Guttman e K. Johnson, Ed Madras

MEDITAÇÃO

PARA O MÊS DE SOL EM AQUÁRIO

Então estendemos essa luz brilhante e branca aos nossos vizinhos aqui no círculo unindo-nos à Luz de todo o grupo. Forma-se um sino de Luz, o qual se estende para o alto, para o ponto central mais elevado. Mantemos este sino de luz em nossa consciência e ao mesmo tempo imaginamos que ele se abre lentamente a partir do centro; um som delicado ecoa e uma luz dourada, radiante sai da abertura, fluindo para nós e penetrando nossa personalidade tripla. Então meditamos sobre o pensamento semente de Aquário:

“Água da vida eu sou, derramada para os homens sedentos”

Eu sinto essa substância revigorando-me e dando-me novos impulsos, entusiasmo e força. Eu a sinto fluindo através de mim, unindo-me a tudo que vive. Eu renasço em uma dimensão superior, onde sou uno com tudo o que existe. Essa experiência me enche de alegria. Sinto-me seguro, apoiado pela unidade de toda a vida. Ela penetra todas as coisas, unifica tudo, e mesmo assim eu permaneço inalterado. Não me extingo através da experiência da unidade. Eu posso percebê-la claramente, essa causa primeira de todo o ser. Minha consciência se abre mais e mais, tornando-se permeável à força do amor universal que emano para toda a Humanidade.

Signos Zodíaco e Meditação – Louise Huber – Ed Totalidade

PERSONAGEM AQUARIANO

AMADEUS MOZART

Mozart é um dos artistas mais conhecidos de todos os tempos. Sua genialidade e comportamento excêntrico marca o gênio musical deste aquariano. Era um excêntrico, desafiador, idealista e um dos mais criativos compositores, seu sol na Casa 5, denota um brilho natural e uma grande criatividade. Começou a tocar piano aos 3 anos, quando a Lua progredida passava exatamente pelos planetas na Casa 5.  A casa da família traz um conjunção forte entre Lua-Plutão, uma das possibilidades é ele ter começado a trabalhar para a família, como músico,  ainda muito pequeno, famoso como criança prodígio (regente da 3 tenso com Urano).

O aspecto entre Mercúrio e Netuno é normalmente apontado como um dos responsáveis por seu raciocício e pensamento musical, desde pequeno conseguia tirar peças musicais inteiras ao ouvir apenas uma única vez. Aspectos entre estes dois planetas podem trazer dons especiais como, em Bach que os tinha em conjunção ou Oscar Wilde que conseguia ler duas páginas ao mesmo tempo (tinha este planetas em trígono).

Seu Sol conjunto a Saturno e o ascendente em Virgem, o tornaram incansável e dedicado, não se pode dizer que Mozart teve verdadeiramente uma infãncia, pois começou a trabalhar aos 5 anos e aos 12 já havia composto uma ópera.

No mapa de Mozart, a qualidade mercuriana é imensa: regente do seu ascendente e do Meio do céu, além de estar conjunto ao sol, isto deu a ele uma natureza jovem, curiosa e altamente intelectual.

Mozart também amava festas e romances (casa 5). Não aceitava críticas e se tornou uma figura bastante excêntrica na medida que amadurecia tornava-se mais difícil de se conviver com sua instável personalidade. Foi um rebelde feroz as com figuras da nobreza e do clero, aumentando seu círculo de inimizades. Morreu muito jovem aos 35 anos.

Entre suas obras mais famosas temos as Bodas de Fígaro, Don Giovani e a Flauta Mágica composta pouco antes de falecer.

Para nós fica a obra (mais de 600 composições) deste aquariano,que fugiu dos padrões da normalidade musical: que bom!

Nádia Oliveira

Abaixo um vídeo bem aquariano nos principios de cuidados com o planeta:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NuApDKT5upk[/youtube]

spacer

One comment on “23 de janeiro de 2012

  1. Pingback: Céu da Semana » 21 de janeiro de 2013

Leave a reply