07 de novembro de 2011

Olá,

Na semana passada não consegui atualizar o céu da semana e recebi algumas indagações, e já aviso: não existe de minha parte nenhuma perseguição pelo signo do mês, aliás bem ao contrário, acredito que o signo de Escorpião é um dos mais interessantes e inspiradores do zodíaco. E fazer o céu, para mim é um exercício de inspiração!

Trago nesta semana, além das previsões semanais astrológicas e algumas informações sobre o signo de Escorpião a poesia de Cecília Meireles (do signo de Escorpião). Atualizei aqui no site também a música, temos agora a oportunidade de ouvir a música Canteiros, feita pelo Fagner a partir da poesia de Cecília. Além disso, neste céu temos o estudo do mapa de Pablo Picasso com a análise de suas fases artísticas, utilizando ferramentas conceituais astrológicas.

E inicio com um trecho de Cecília Meireles:

“No mistério do sem-fim equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim, e, no jardim, um canteiro; no canteiro uma violeta, e, sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem-fim, a asa de uma borboleta.”

boa semana,

Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

O Sol atravessa neste momento o signo de Escorpião, formando nesta semana poucos aspectos com outros planetas. Podemos ter a noção que não conseguimos controlar inteiramente uma situação e ficar aguardando que mais informações ou um novo desenrolar poderá nos deixar melhor situados. A dica é agir com tato, o momento exige cuidados especiais.

É importante cuidar com fechamento de contratos e de negócios, está dificil nestes dias encontrar uma maneira mais segura de nos posicionarmos. Para compensar nossas incertezas, a criatividade estará em alta. O mais importante é adequar necessidades com suas idéias, pois pode usar este momento de criatividade mas se desfocando de suas metas e objetivos principais.

Cuidado com o excesso de confiança e procure dosar bem suas colocações, procure elaborar melhor seus pensamentos e ai sim verbalizar.

Bom para a execução de provas, entrevistas e avaliações. Novos relacionamentos estarão na pauta do dia, tanto na área amorosa,  amizade e área profissional. Procure ampliar seu círculo de conhecimento, com pessoas e opiniões diferentes das suas, irá lucar muito com esta atitude.

Apesar do potencial de ganhos e investimentos estar em alta, cuidado para não deixar passar ótimas oportunidades com ações equivocadas, novamente a dica é pensar! Bom momento para empreender planos de viagem e também para viajar. Os projetos profissionais ganham estrutura forte nestes dias.

Saturno em Libra faz um aspecto harmonioso com o planeta Netuno que está nos últimos graus do signo de Aquário. Este aspecto é interessante pois Saturno pode concretizar nossos sonhos. O que significa um poder de nos conduzir para caminhos não muito óbvios, porém inspirados em nossos reais anseios. E dentro deste contexto cito um trecho do livro Escola dos Deuses de Stefanno D’Anna: “Todos os nossos pensamentos, sentimentos, fantasias, imaginações são invisíveis. Nossas esperanças, ambições, segredos, medos, dúvidas, perplexidades, incertezas, e todas as nossas sensações, atrações, desejos, aversões, amores ou ódios pertencem ao sutil, ao impalpável, porém real, mundo do ser. O invisível não é algo metafísico, poético ou mítico, nem misterioso, secreto ou sobrenatural; não é uma porção estável do mundo dos fenômenos e dos eventos, das categorias da realidade. Em cada época, a mudança do momento histórico, do ambiente intelectual, e o uso de instrumentos mais sofisticados modificam continuamente as fronteiras, inserindo porções sempre maiores do invisível de ontem entre os legítimos temas da pesquisa científica de hoje.” Escola dos Deuses.

A POESIA

CECÍLIA MEIRELES

MOTIVO

 Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, – não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: – mais nada. Cecília Meireles

NOÇÕES

 
para a navegação dos meus desejos afligidos.
Descem pela água minhas naves revestidas de espelhos. Cada lâmina arrisca um olhar, e investiga o elemento que a atinge.
Mas, nesta aventura do sonho exposto à correnteza, só recolho o gosto infinito das respostas que não se encontram.
Virei-me sobre a minha própria experiência, e contemplei-a. Minha virtude era esta errância por mares contraditórios, e este abandono para além da felicidade e da beleza.
Ó meu Deus, isto é minha alma: qualquer coisa que flutua sobre este corpo efêmero e precário, como o vento largo do oceano sobre a areia passiva e inúmera…

Cecília Meireles  

  

LUA ADVERSA

 
Tenho fases, como a lua Fases de andar escondida, fases de vir para a rua… Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso.
E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases como a lua…) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua… E, quando chega esse dia, o outro desapareceu.
Cecília Meireles
 

 SIGNO DE ESCORPIÃO

Determinado, agressivo e astuto, raramente você fica passivo ou neutro diante de alguma coisa. Profundo. muitas vezes bastante misterioso e reservado, às vezes é ciumento, ressentido e mesmo vingativo. Seus poderes de recuperação são notáveis. Você busca a verdade; tem raciocínio atilado e mente penetrante, e essas qualidades permitem que disponha de muita autoridade sobre os outros. A ciência, a medicina ou qualquer área que exija pesquisas são um caminho adequado para você. A força de vontade e a persistência são os seus pontos fortes, e, apesar de ser um pouco retraído, quando provocado você pode se tomar falante e direto.

qualidade fixo

elemento água

princípio passivo

regente Plutão

signo natural da Oitava Casa

signo oposto Touro

anatomia:  órgãos genitais, reto, órgãos de reprodução, bexiga

frase-chave – eu desejo

características: motivado, intensidade, vingativo, penetrante, temperamental, realizador, cheio de expedientes, determinado, violento, científico, sarcástico, investigativo,  desconfiado, explorador, ciumento, passional e consciente

Extraído de Curso Básico de Astrologia, March  e McEvers, Ed Pensamento

PERSONAGEM ESCORPIÃO

PABLO PICASSO

Pablo Picasso é um dos artistas mais famosos e importantes do século XX. Seu pai era professor de desenho o que facilitou a descoberta precoce de seu talento plástico. Espanhol, logo se mudou para Paris e foi lá que desenvolveu a maior parte de sua carreira artística.

Picasso em sua carreira passou por várias, fases. As iniciais foram chamadas de azul e rosa. As cores eram fortemente marcadas por estes tons em cada período respectivo. Mas a diferenciação não é puramente estética e sim a motivação das obras e de certa maneira o estado de espírito do artista.

Suas fases coloridas são bem conhecidas, como a fase azul, mais melancólica e a fase rosa mais alegre e delicada.

Uma das associações astrólogicas possíveis com estas fases é o trânsito de Netuno, planeta inspirado e sonhador, com forte propensão a arte. Netuno é o planeta, que nos inspira por isso está fortemente associado aos nossos talentos e habilidades artísticas.

Netuno está  transitando em sua décima segunda casa (inconsciente) no período equivalente a fase azul  – 1901 a 1904/5 – Netuno formava um aspecto tenso com o planeta Vênus de seu mapa (Vênus, forte senso artístico e estético, além de expressar o lado feminino e muitas vezes formas de relacionamento) gerando uma fase mais triste e melancólica.

“La vie” (A vida) - 1903

 A fase que se segue – a rosa, marca uma profunda mudança de orientação de Picasso. Os tons mais suaves e rosados marcam então suas obras.

Já na fase rosa – 1905 em diante – Netuno fazia um aspecto harmonioso com o próprio Netuno de seu mapa, levando a uma inspiração extremada e suave. Veja  um exemplo de uma obra deste período.

Família de Saltimbancos

Após 1907, com Netuno formando um aspecto com o inquieto e renovador Urano, Picasso pinta  Les Demoiselles dÁvignon, um dos marcos da arte moderna.

Com o cubismo passa a descontruir e construir formas. A partir daí o trabalho do artista se libertou do real, a arte não era mais vista como cópia da realidade, isso marcou a arte de Picasso e a arte em geral. Veja a seguir a reprodução de Les demoiselles, um de seus mais conhecidos quadros.

Les Demosoiselles d’Avignon

 

 Em uma fase bem posterior, com Netuno já transitando em sua casa um, formando uma quadratura com Saturno e com o próprio Netuno de seu mapa, Picasso se volta a um modelo mais clássico, seu estilo nesta época é chamado de neoclássico. Nesta época sua vida era próspera, mas Picasso a considerava aborrecida.

Em 1925, Picasso passa a pintar formas distorcidas e deformadas, violentamente expressivas, criando uma enorme variedade de estilos, nesta ocasião Netuno em trânsito, fazia um trânsito tenso com Plutão.

Na década de 30, indignado com os horrores da Guerra Civil espanhola Picasso, pinta sua mais famosa obra: Guernica, em um raro momento de inspiração quando Netuno em trânsito estava conjunto a seu Urano natal e Urano em trânsito conjunto a seu Netuno natal. O duplo contato de Netuno e Urano, inspiração aliada com espírito revolucionário trouxe apoio mais que necessário para terminar sua obra em 1937. Anos mais tarde, ingressaria no partido comunista.

Guernica

 Picasso é do signo de Escorpião, com ascendente no signo de Leão e Lua em Sagitário. Forte, idealista e corajoso! 



 
spacer

Leave a reply