24 de outubro de 2011

Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno.” (Picasso – sol em Escorpião) Olá,

No último dia 23, o Sol ingressou no signo de Escorpião, o que sempre nos inspira sentimentos mais profundos. Nas próximas semanas trarei mais informações destes fantásticos aracnídeos.  Uma característica do signo de Escorpião é como mergulham intensamente no que acreditam (bom ou mau).  Rodin é um ótimo exemplo de um artista que trasmitiu fortemente suas emoções e conheceremos seu mapa esta semana.

Outra frase que me vem a mente é um trecho de  uma música de Milton Nascimento, outro do signo de Escorpião que diz: “Para quem quer se soltar invento o cais (…), invento o amor e sei a dor de encontrar“.

Bem para citar alguns famosos escorpiões, além de Rodin e Milton Nascimento: Ziraldo, Belchior, Bill Gates, Alain Delon, Monet, Dostoievsky, Carlos Drummond de Andrade (divino maravilhoso), Pablo Picasso, Pelé, Martin Scorcese, nossa são tantos que dá até medo! Este povo não é fraco não!

Beijos aos escorpiões de sol, lua, ascendente e alma! Nádia Oliveira

CÉU DO MOMENTO

Já estamos com o Sol transitando pelo signo de Escorpião. Isto traz um potencial de profundidade e determinação para nossas ações nesta fase.

Cuidado para nos próximos dias não adotar atitudes muito otimistas, naquela onda do “já ganhei”, é importante se assegurar de todos os detalhes. É bom  também cuidar com os gastos e não arriscar muito, pelo menos nos próximos dias o melhor é contar com opções mais seguras e planejadas.

Sentimentos a flor da pele, devem fazer parte destes dias. Aproveite o clima romântico, e procure aproveitar os bons momentos, o período favorece tanto relacionamentos já consolidados como os novos. Mas o outro lado destes aspectos é a intensidade das emoções que podem criar situações extremamente desagradáveis, como se estivessemos propensos a “pesar demais a mão” (bater um pouco forte demais), por isso, respire e contenha brigas e discussões.

Os compromissos devem tomar a maior parte de nossos horários, o lado positivo é a facilitação de resolver assuntos pendentes. Uma ação firme e precisa deve resultar no que desejamos.

Plutão e Júpiter, dois planetas de movimentos mais lentos formam um aspecto harmonioso no céu. Trata-se de um ciclo mais longo que deve seguir até princípio do mês de abril de 2012. Este aspecto propicia mudanças radicais em nossas vidas. Bom aproveitar esta fase para implementar aqueles projetos que temos guardados na gaveta!

ESCORPIÃO

TOCADOS PELA EMOÇÃO

Poderia começar a citar pessoas ou características astrológicas de Escorpião, mas vou deixar isto para as próximas semanas, resolvi começar à maneira dos escorpiões: pela emoção, pelo sentimento e pela mensagem cifrada e simbólica. A poesia e a prosa nos ajudando a irmos mais fundo na essência de nossa alma.

SAN JUAN DE LA CRUZ – A NOITE ESCURA DA ALMA

San Juan de La Cruz nasceu em 24 de junho de 1452 na Espanha, religioso sua obra poética está impregnada de forte fervor espiritual e místico. San Juan não possuia Sol no signo de Escorpião, mas trago um trecho de um de seus mais conhecidos poemas – A noite escura da alma. Acho lindo e poético até o título desta poesia, e obviamente é um pincelada de natureza escorpiniana.

Na noite ditosa,

em segredo, pois ninguém me via

e nem eu, nenhuma coisa enxergava,

sem outra luz, nem guia,

senão a que em meu coração ardia.

Essa, era a que me guiava,

Mais clara que a luz do meio dia …”

CARLOS DRUMOND DE ANDRADE – MEMÓRIA

Drumond, poeta mineiro do signo de Escorpião. Bem, o que dizer de Drumond? Leia e sinta! Nasceu em Itabira – MG em 31 de outubro de 1902. Poeta famoso, foi cronista de vários jornais. Teve forte influência do movimento modernista e conviveu com os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 22. Entre seus trabalhos mais conhecidos se destaca: O Sentimento do mundo, José e A Rosa do Povo.  Drummond morreu em 1987 no Rio de Janeiro.

“Amar o perdido

deixa confundido

este coração

Nada pode o olvido

contra o sem sentido

apelo do não

As coisas tangíveis

tornam-se insensíveis

à palma da mão

Mas as coisas findas

muito mais que lindas

essas ficarão.”

DOSTOIEVISKY

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski nasceu na Rússia em 30 de outubro de 1821. Considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. Sua obra é marcada por temas como autodestruição, humilhação e assassinatos. Seus romances Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov foram os que deram a ele a maior notoriedade. Dostoiveski é do signo de Escorpião.

Como explicar que o homem, um animal tão predominantemente construtivo, seja tão apaixonadamente propenso à destruição? Talvez porque seja uma criatura volúvel, de reputação duvidosa. Ou talvez, porque seu único propósito na vida seja perseguir um objetivo, algo que, afinal, ao ser atingido, não mais é vida, mas o princípio da morte.”

FERNANDA JANEIRO – COMBUSTÃO

Fernanda é uma jovem pisciana que tenho a satisfação de conhecer. Aí você pode se perguntar, de onde vem estes sentimentos tão profundos expressos em seus versos? Ela tem o ascendente no signo de Escorpião, e se isto já não bastasse para tornar mais densos seus sentimentos, Plutão, planeta regente do signo de Escorpião, está posicionado em seu ascendente, portanto potencializando suas características.

“Sou embrião no ventre da água

Feto no âmago do fogo

Água escaldante

E mar que carrega a tristeza dos pés descalços

Sou minha armadilha

E meu renascimento

Sou a combustão da fênix

E das cinzas, renasço correnteza”

PERSONAGEM DE ESCORPIÃO

RODIN

O Pensador

René-François-Auguste Rodin nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840. Nascido numa família de poucos meios, estudou desenho e modelado a partir dos 13 anos.

Aos 18, após ser reprovado por três vezes no exame de admissão à Escola de Belas-Artes (olha a persistência que pode parecer obsessiva no signo de Escorpião), passou a trabalhar como moldador, confeccionando objetos ornamentais.

Algumas das obras de Rodin estão entre as mais famosas da escultura européia e universal. Inesquecível é passear pelo jardim do Museu de Rodin em Paris.

O Sol em Escorpião, com Ascendente em Capricórnio deu a ele a determinação necessária para persistir. Além disso optou por trabalhar com materiais fortes e pesados, como bronze e mármore. Netuno na Casa 1 e Lua na 5, normalmente resultam em um refinamento e inspiração elevado.

A LÍNGUA REVELADORA

SAI BABA

Vocês estão todos na escola; estão lendo livros, assistindo às aulas e todos vocês dizem: “Nós somos estudantes”. Porque vocês estão estudando; estudando muitos assuntos. Este estudo os ajudará a realizar algum trabalho ou os colocará em algum emprego quando tiverem idade suficiente. Vocês aprendem os hábitos de saúde, jogam e fazem exercícios para terem corpos firmes e ágeis. Isto é muito bom; vocês precisam aprender bem estas coisas, mas há algumas outras coisas também que vocês precisam aprender a fazer, aprender a fazer bem. Eu falarei a vocês destas coisas hoje.

Vocês precisam falar palavras suaves e doces a todos. Vocês gostam da voz do corvo? Não, vocês afugentam o corvo quando ele começa a gralhar; sua fala é irritante, é alta demais para os seus ouvidos. Vocês devem ter ouvido o cuco (kokil), não ouviram? Aquele pássaro se parece muito com o corvo; ele cresce no ninho do corvo, com os filhotes de corvo; é alimentado pela mãe corvo, junto com seus próprios filhotes. Mas, ninguém atirará uma pedra em um cuco. Todos gostam de ouvir sua voz suave. Falem suave e docemente; então todos gostaram de vocês.

O olho vê; o ouvido ouve; o nariz cheira; a pele diz a vocês se uma coisa é dura ou macia. A língua sente o gosto. Estes cinco são chamados sentidos. Cada um destes cinco faz uma tarefa e é ajustado para fazer somente aquela tarefa. O olho não pode ouvir, ou cheirar ou sentir o gosto ou dizer a vocês se uma coisa é macia ou dura ao toque.

Duas Grandes Tarefas que Deus Deu à Língua

Isto não é verdade para a língua, pois ela pode realizar dois trabalhos e não um. E ambos os trabalhos que Deus deu à língua são grandes trabalhos. Pensem apenas por algum tempo sobre o primeiro trabalho — saborear! Se uma coisa tem gosto ruim, vocês não gostam de comê-la. É claro, que se estão doentes, vocês tem que tomar o remédio, embora a língua diga que ele tem gosto ruim. Assim, vocês não devem cuspir todas as coisas que tem sabor amargo. Algumas destas coisas ajudam a curar bem e rapidamente sua doença. Lembrem de outro fato também; se uma coisa tem gosto bom, ela pode não ser boa para a saúde. A língua diz a vocês que uma coisa tem gosto amargo ou doce ou salgado. Ela não pode dizer se uma coisa é boa para vocês ou má. Assim, vocês devem tomar cuidado de não comer demais e estragar sua saúde. Quando o corpo está doente, a mente também torna-se fraca e o cérebro não pode trabalhar adequadamente.

Agora, sobre o segundo trabalho que é dado à língua — a fala. Esta é a ferramenta que vocês usam para expandir seus pensamentos, suas idéias, seus sentimentos, seus desejos, suas orações, suas alegrias, suas tristezas. Se vocês estão zangados, a usam para falar palavras ásperas em voz alta. Se estão contentes, vocês a usam para falar palavras suaves em uma voz baixa e agradável. Eu quero que usem suas línguas somente para o seu bem e para o bem dos outros. Se falam de maneira áspera com o outro, ele também fala alto e áspero; palavras iradas causam mais palavras iradas, mas se usam palavras macias e doces quando o outro está zangado com vocês, ele se acalmará, ficará arrependido de usar sua língua daquela maneira. Não gritem, não falem mais do que o necessário, não falem quando não há necessidade de falar; quando vocês falam para alguém ou a um grupo de amigos, levantem a voz a uma altura que é exatamente adequada para o ouvinte ou ouvintes e não mais. Por que vocês devem desperdiçar sua energia para falar mais alto e por tempo mais longo que o necessário?

Usem a Língua Para o Seu Bem e Para o Bem dos Outros

Nunca usem palavras infames contra o outro. Tais palavras não devem surgir de sua língua, nem devem entrar no ouvido dos outros. Lembrem que Deus existe dentro de seus corações, bem como nos corações de todos. Ele ouve e vê todas as coisas. Vocês não dizem, “Minha cabeça, minhas mãos, meu olho, minha mente, minha idéia”? Agora, quem é este Eu, que possui o corpo, a mente, o cérebro? Este Eu é a centelha de Deus que está em vocês. Esta centelha está em cada um. Assim, quando vocês usam palavras ásperas, cruéis, iradas, infames, contra o outro, o Deus em vocês e o Deus na outra pessoa é machucado. A língua é uma ferramenta, como Eu disse. Vocês podem machucar a vocês mesmos e machucar os outros com ela. Assim, sejam muito cuidadosos; usem-na somente para o seu bem e para o bem dos outros. Se vocês a usarem para falar palavras amáveis, para repetição do nome de Deus ou para cantar Sua glória, ou para orar a Ele – então ela é colocada no melhor uso.

spacer

Leave a reply